Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O milagre nas palavras simultâneas referentes ao Shabat, da serpente flamejante, do milênio em ano 7000, ressurreição no 9000 e do bode Azazel amarrado em pedra, segundo Talmud


O milagre nas palavras simultâneas referentes ao Shabat, da serpente flamejante, do milênio em ano 7000, ressurreição no 9000 e do bode Azazel amarrado em pedra, segundo Talmud






“Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus” (Dt. 5:12)



“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”. (Êx. 20:8)



“Lembra-te do dia do Shabat” (idem, Bíblia Hebraica)



“Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá”. (Num. 21:8)



“Faze para ti uma serpente flamejante e coloque-a no alto de um mastro..” idem,Talmud



“Deus está na assembleia divina; julga no meio dos deuses” (Sal. 82:1)



“Os olhos altivos do homem serão abatidos, e a altivez dos varões será humilhada, e só o Senhor será exaltado naquele dia” (Isa. 2:11)



“Depois de dois dias nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará, e viveremos diante dele. (Ose. 6:2)



“E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel”. (Lev. 16:8)







Hoje vamos falar de temas mais profundos, no sentido se discutirmos sobre alguns assuntos ligados a algo mais extraordinário dentro da crença. Assim tratamos de um referido milagre com relação a pronunciamento sobre o Shabat, o que é traduzido por sábado, de tal modo que algo pouco notado ocorreu e inclusive citado na Bíblia. Outro fato interessante é que o Talmud fala com relação a serpente de Moisés, aquela colocada em vara para proteger de picadas de víboras. Também trataremos aqui de datas relativas e Milênio e ao tempo da ressurreição, que em crenças é em muitas vezes calculado, mas sem a devida tradição oral. E também falarei de uma prática relacionada ao bode Azazel. Mas como outros temas nossos, aqui haverá novidades a que muitas vezes nunca foram comentadas, presentes na Torá oral.


Resultado de imagem para Tabuas da lei de Moisés

Um detalhe e milagre pouco notado é ao que se refere ao Shabat (“sábado”) no pronunciamento de Deus, de tal modo que Ele os pronunciou em uma única elocução, tratando de lembrar e guardar numa única palavra, o que seria impossível ao ser humano dizer, e mesmo ouvir, e assim um milagre. Mas um segundo milagre teria ocorrido quando todos os judeus conseguiram discernir cada palavra com clareza. Por isso pode alguém achar que é contradição do texto de Êxodo 20 e de Deuteronômio 5, mas ambos trataram apenas desse milagre de em duas palavras que se fundem em uma única, ao mesmo tempo.


Resultado de imagem para Serpente de Moisés


Já sobre o que se refere a serpente citada em Números 21, que aqui se amplia o conceito e a chama ainda de “flamejante”, o que ainda coloca algo mais místico no ocorrido. Mas se fala que não foi a serpente que fazia morrer ou sobreviver, mas sim para que os israelitas olhassem para o alto, e se arrependessem de seus pecados. Para tanto, se comenta que esse fato lembra que apesar de coisas ruins acontecerem aqui embaixo, mesmo assim são positivos nos Céus. Para tanto, as coisas acontecem para o bem. Quando a pessoa se conscientiza disso, ela milagrosamente passa a ver que as desgraças se transformam em bênçãos. Ocorreu isso porque eles estavam ingratos quando recebiam o maná caia do céu, e assim o Eterno lhes mandou essas serpentes, e de tal modo que procuraram Moisés para interceder por eles.

Resultado de imagem para Bode Azazel bíblia

Sobre o bode Azazel, citado em Levítico 16, o mesmo era levado para para o deserto fora de Jerusalém, e empurrado para o precipício, expiando assim os pecados do povo. No seu chifre se amarrava uma fica escarlate, simbolizando os pecados de Israel, e essa fita ainda era amarrada em uma pedra. Só que ocorria um milagre nesse evento: a fita na queda ficava branca, anunciando que os pecados dos judeus tinham sido expiados. Assim era amarrada metade em uma rocha e metade na pedra. E por isso que Isaías se referia que os pecados ficariam brancos como a neve: “ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve” (Isa. 1:18).


Resultado de imagem para dia da ressurreição judaico

Por fim, a respeito do dia da ressurreição, muito se tem tentado calcular, e igrejas surgiram com essa promessa, muitas vezes errando em suas previsões e profecias. Mas a tradição oral já tem alguns números, e aqui em Talmud se fala em tais, se tomando por base o calendário judaico. Lembrando que estamos em ano 5777. Já comentei em outro texto que de 6000 anos, os 2 últimos seriam referentes ao tempo do Messias. Fato é que depois disso que surge o mistério. Mas ocorrerá a destruição, como se escreve ao final de seis milênios o mundo como conhecemos deixará de existir, e assim durante o sétimo milênio toda a Criação ficará em estado de Shabat. Outros dizem que não apenas nesse Milênio o mundo ficará destruído, mas por dois milênios. O mundo ficará despovoado durante sétimo e oitavo milênios. Mas não devemos ficar tristes e espantados, pois no nono milênio Deus nos ressuscitará em um mundo novo e viveremos diante Dele.





Fontes



-Bíblia Hebraica, Editora Sefer



- Santa Bíblia, versão ebook João Ferreira de Almeida, de Microsoft Reader



-Talmud Bavli, Rosh Rashaná, Editora Lubavitch

2 comentários:

  1. Essas dúvidas do sábado e da ressurreição eram coisas bem recorrentes pra mim, já que sempre ouvimos a respeito dos cálculos e sinais... cada vez mais, absorvo esses conhecimentos e me interesso a estudar mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e obrigado por esses conhecimentos lhe servirem, amiga. Esteja com Deus

      Excluir