Sejam bem vindos ao site sobre a Bíblia do ponto de vista místico e esotérico

Informações a respeito de cabala cristã, martinismo, arqueologia bíblica, interpretações, textos místicos e assuntos relacionados



sábado, 24 de junho de 2017

A vaidade das vaidades segundo a cabalá


A vaidade das vaidades segundo a cabalá









“Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade”. (Ecle. 1:2)



“Disse eu a mim mesmo: Ora vem, eu te provarei com a alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade”. (Ecle 2:1)



“Assim me engrandeci, e me tornei mais rico do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria”. “Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol”. (Ecle 2: 9;11)



“Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquele que agrada a Deus: Também isso é vaidade e desejo vão. ( Ecle. 2:26)









Em meus livros sempre falo dos problemas de tradução da Bíblia e aqui passarei a tratar do tema da vaidade, mas agora sob ponto de vista cabalístico, conforme ensinamento de Michael Laitman. O rei Salomão aqui se expressou em diversos momentos, mas a tradução parece não ser o termo que entendemos na linguagem corriqueira. Falamos já em diversos artigos das palavras hebraicas, as quais muitas vezes podem ser alteradas nas vogais, e por consequência, no significado das palavras. Assim usar uma tradução como regra estrita pode ser perigoso, ainda mais no termo vaidade, a que aqui foi mal traduzido. Isso sem falar nas diversas lições dos sábios, a que nas dezenas de volumes do Talmude, Mishna e Midrash se pode encontrar, com relação a significados variados do texto. Mas aqui vamos a cabalá.






Parece que Salomão traça uma série de conquistas do mundo, como dinheiro, fama, reinos, conquistas, mulheres etc, de modo que depois se refere a vaidade. De certo modo, o que ele se refere, se trata de algo relacionado apenas ao egoísmo, e assim ao que cabalistas chamam de desejo de receber. Isso ocorre até que se busque o sentido de se questionar sobre o sentido da vida, e assim a buscar o Criador. Esse passo inicial se chama ponto no coração, e isso leva a se buscar a coletividade de pontos de coração, de modo a se entender a regra de amar o próximo como a si mesmo. Logo todas essas conquistas citadas por Salomão foram relacionadas a vaidade, mas é justamente essa a essência do homem, e de tal modo não se trata bem do termo. Fato é que o termo é justamente o oposto, como em seguida se explica. Pois agradar a Deus não é vaidade, como se fala em capítulo 2, versículo 26.


Resultado de imagem para Salomão bíblico



Ensina o cabalista Laitman que a expressão “vaidade das vaidades” é um erro de tradução da expressão hebraica, “hevel hevelim”, provando que é impossível ler a Torá na tradução. E hevel a-peh é um sopro, e assim passa por cinco parte da boca e se expressa nos cinco tipos de sons, e assim se refere a palavra, pois “a palavra de Deus criou tudo”. Mas na cabalá hevel significa ohr hozer, luz de retorno, e isso se refere quando a pessoa não mais quer receber a luz com egoísmo, e assim para se assemelhar ao Criador. Assim o que vem do mundo nesse sentido é hevel, e isso não é vaidade, mas algo muito sério, justamente o oposto a isso. Isso ocorre por um processo que a pessoas faz, chamado restrição, e ainda por outro, chamado tela, que é explicada na ciência da cabalá, em determinado método. Assim tudo é percebido pela luz de retorno, conforme termo semelhante ao explicado. E o resto é considerado como nosso mundo, e alheio a Ele, de modo que a Torá se refere a coisas do mundo espiritual, e não desse mundo, sendo indiferente o que se cita ali em Eclesiastes, como dinheiro, concubinas etc. Essa a linguagem de ramos e de raízes, também tratada no ensino de cabalá.




Resultado de imagem para Laitman






Fontes



Programa KabTV de 25/01/2016, com Michael Laitman



Bíblia Sagrada, versão Almeida em e-book microsoft reader












Nenhum comentário:

Postar um comentário